terça-feira, 7 de outubro de 2008

CiteULike

Outro dia estava eu à caça de algum software para gerenciar referências bibliográficas em formato BibTex, e que funcionasse via rede. A idéia era manter um arquivo centralde referências de todo mundo, atualizado on-line.

Depois de bastante Google, encontrei o CiteULike. É bom demais! Você cria sua conta, e pode incluir as referências manualmente ou importar um arquivo existente (formatos BIB e RIS). Depois pode também exportar em formato BIB ou RIS.

Dá pra ver o que outras pessoas adicionaram, copiar as referências deles, e ainda criar grupos (do seu laboratório, por exemplo). Vale a pena!

Ainda faltam algumas ferramentas, como organizar a coleção de referências por autor, ano, etc (por enquanto, fica organiado por ordem de inserção no sistema), mas com o recente patrocínio da Springer, o negócio promete ir pra frente.

estou lá: http://www.citeulike.org/user/guano

2 comments:

Também entrei pra ver mas ainda não investiguei muito:
http://www.citeulike.org/user/gabrielrossi

E aí Guano, também há o gerenciador de referências bibliográficas chamado JabRef, tanto para Linux e para Windows. Uma boa opção para gerenciar as referências. Aceita formatos Bibtex e outros.